6 de maio de 2013

TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?



TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?

INTRUDUÇÃO:

Pequena seleção de versículos bíblicos para a definição do tema proposto “Todos são filho de Deus?” que tem o objetivo, não de menosprezar, ridicularizar ou criticar qualquer pensamento contrario a idéia proposta, e sim de esclarecer e instigar o debate saudável em relação os pontos de vista diferentes, desde que seja baseada na Bíblia, único instrumento de fé e prática para o cristão.



  1. Dentro da Doutrina de Deus, comprova-se e caracteriza-se um atributo que Deus tem que ser, para tomarmos a posição de filho, é necessário que Deus seja O PAI. A bíblia nos afirma que Deus é O PAI:


   A.     Os relacionamentos do Pai:
1.      Pai de toda a criação – “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas tem dito: Porque de também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro...” Atos 17:27-28;
2.      Pai da nação de Israel – “Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito” Êxodo 4: 22;
3.      Pai do Senhor Jesus Cristo – “E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é meu filho amado, em quem me comprazo! Mateus 3: 17;

   B.     As obras especificas do Pai:
1.      Autor do decreto – “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu filho, hoje te gerei.” Salmos 2:7
2.      Autor da eleição – “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efésios 1: 4-5
3.      Disciplina os filhos – “Alem disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” Hebreus 12: 9.

Sem dúvida Deus é O Pai, e percebe-se nos versículos acima que Deus faz questão de sempre identificar quem é ou quem são os seus filhos. Releia os versículos.

  
       2.  Comprovada que Deus é Pai, vamos tentar responder a pergunta deste estudo: Todos são filhos de Deus?  A crença que Deus é pai de todos os homens é quase que universal, mas um olhar um pouco mais detalhado das Escrituras percebe-se a existência de uma contradição entre este pensamento universal e o que Deus decretou e revelou através da bíblia. A seguir versículos que restringe a paternidade divina




João 3:11-12 – “Veio(Cristo) para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos os receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

Ou seja: Se os que receberam a Cristo, deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus é por que antes eles não eram. Conclui-se que o homem passa a ser filho de Deus a partir do momento que o recebe e crer em Cristo como o Messias, o Salvador, o Senhor;

Romanos 8: 14 – “Pois todos os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus são filho de Deus.”

Ou seja: Só são filhos de Deus aqueles que possuem o Espírito Santo.

Efésios 1: 4-5  - “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” 

Ou seja: Se Deus escolheu alguns para serem santos e adotados como filho, pressupõe que ele deixou alguém de fora, e estes não são filhos de Deus. Abrindo um parêntese, para herdar o reino dos céus é preciso ser filho de Deus, então Deus predestinou uns ir ao céu e outros não. 

Êxodo 4:22-23 – “Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva; mas, se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito”.

Ou seja: Deus escolheu a nação de Israel para ser seu povo, para conservarem o seu mandamento e influenciarem as outras nações, com isso Deus a toma o povo de Israel como filho e só a nação de Israel, as outras não se tornaram filhos de Deus,mas poderiam se tornar já que é a função de Israel. Referente a relação de Israel e Deus como Pai e Filho pode-se ler em Isaias 1:2-4; Deuteronômio 32:6; Jeremias 2:14, 31:9 e Osias 11.11.

Efésios 2:3b – “... e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais”

Efésios 5:8 – “ Pois, outrora, éreis trevas, porem, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.
Ou seja: Esses dois últimos versículos apontam de quem somos filhos por natureza, somos por natureza pecadores.

Penso que a pergunta foi respondida. A bíblia não deixa brecha para compreensão contraria, de que nem todos são filhos Deus e só os que reconhecem-o como Senhor e salvador de sua vida tem o privilegio de disser que é filho de Deus mediante a graça de Deus.

v               3.    Por falta de conhecimento das doutrinas bíblicas deixamos de desfrutar de muitas benções de Deus e nos escravizamos em tradições mal explicadas do senso comum. Só o fato de Deus permitir que nos tornemos seus filhos já é um ato de misericórdia, só tem mais, aqueles que se tornam filhos também se torna herdeiro das promessas de Deus:

Romanos 8:17 – “Ora, se somos filhos, somo também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiro com Cristo; se com ele sofremos, também com e,e seremos glorificados”.

Gálatas 3:6-7 – “E, por que vos sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro de Deus.

I Pedro 1:3-4 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós”.

A pergunta que fez a me mesmo quando pesquisava esses versículos, deve ser a sua, qual é a herança o que Deus tem ainda para me dar, a herança é a vida, vida eterna com Ele nos céus.


CONCLUSÃO

As Escrituras Sagradas é o livro que possui a respostas para todos os nossos questionamentos e conflitos internos e externos, mesmo em assuntos em que não é o seu propósito, ela deixa os seus princípios: na Sociologia, Filosofia, Astrologia e etc.
Neste estudo, Deus não só revelou quem são os seus filhos, mais também, o amor que Ele tem para conosco que fomos os únicos na criação que tem as suas características. Deus na sua grande misericórdia e graça, quer que todos os seus venham desfrutar do seu amor de Pai e dar a sua herança que é a vida eterna, basta somente você crer em Cristo como único salvador e ler a bíblia para conhecê-lo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato com você!